BIO
Doutora em Poéticas Visuais PPGAV-UFRGS [BR]. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP [BR]. Bacharel em Artes Cênicas pelo DAD/UFRGS [BR]. Touring Performing Arts- Sommer School na UDK – Universidade de Artes de Berlim[DE]. Doutorado Sanduíche na Universidade de Ciências Aplicadas e Artes – Hoschulle Hannover [DE]. Membro de Insurgencias.net- Berlin [DE]. Pesquisadora Weltoffenes Berlin-2022. Representada pela Galeria Mamute [BR]. Artista-gestora BRONZE Residência e da antiga Galeria Península/Porto Alegre [BR]. Curadora e educadora do PPPP- Programa Público de Performance Península [BR].FUNARTE MINC-Prêmio Brasil Cultura-Lisboa e CDEA-Centro de Cultura Européia e Alemã. Realizou residências, projetos e exposições em diversos espaços pelo mundo como a Fundação Iberê Camargo/RS/BR, Brasil, MAC/RS- Museu de Arte Contemporânea, MARGS- Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Museu de Arte Contemporânea Bispo do Rosário/ RJ/BR, Residência Terra Una/ MG, neue Gesellschaft für bildende Kunst (nGbK), Berlin [DE}. Possui obras em coleções particulares e acervos do MARGS-RS, MAC-RS e AMARP-RS. Prêmiada com NPN-Joint Adventures Fund 2022 Berlim[DE]. Indicada ao Prêmio PIPA, 2023 [BR].

"Com formação inicial no teatro, Andressa Cantergiani (Caxias do Sul, 1980) faz do corpo força motriz do seu trabalho enquanto temática, lugar social e de materialização de sua poética. Partindo da perfomance e transitando por uma gama diversificada de meios e propostas, tem se dedicado à novas linguagens possibilitadas pelo uso de tecnologias. Seu trabalho mais recente pode ser compreendido a partir da chave de leitura de time-based-art, ou produção artística baseada no tempo. Ou seja, obras de arte que são dependentes do tempo, duração ou apresentação. Isso inclui obras em vídeo, filme e áudio que têm uma duração; obras instalativas que precisam ser experienciadas no espaço ao longo do tempo; e obras que funcionam apenas durante o tempo em que estão em exibição, como webarte e outras produções baseadas em computadores e/ou mediadas por aparatos tecnológicos.”
Bruna Fetter
"Esgaçar o tecido social nunca está fora do contexto. A questão é pessoal sim, a solidão quando colocada publicamente pode ser compreendida como consequência da estrutura.Ela tem coragem de expor os rasgos para acolher a ser acolhida.Tem em seu trabalho uma poesia que apenas algumas inteligências conseguem promover."
Keyna Eleison
CURRÍCULO
Doutorado em Artes Visuais PPGAV
UFRGS | Rio Grande do Sul | 2020
Doutorado Sanduíche Hoschschule Hannover
University of Applied Science and Arts Hannover | Alemanha | 2019
Performance Art Summer School UDK
Universidade de Artes de Berlim | Alemanha | 2017
Extensão em Administração Pública da Cultura
UFRGS | 2015
Laboratório de Curadoria, Arte e Educação
PUCRS |2014
Mestrado em Comunicação e Semiótica
PUC-SP | 2008
Bacharelado em Artes Cênicas DAD
UFRGS | Rio Grande do Sul | 2004
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