CORPUS COLETIVUS
LAB
Laboratório para prática em performance arte facilitado pela artista e pesquisadora brasileira Dra. Andressa Cantergiani

O laboratório instaura um espaço de experimentação pautado nas inquietações artísticas e criativas de cada participante e do corpo coletivo. Partindo da concepção do corpo como dispositivo transdisciplinar, os encontros ativam diferentes discussões sobre as relações entre a performance e sua conduta de resistência. Assim, os encontros tratam da produção e reflexão em torno da performance e de seus desdobramentos no âmbito da arte, do contexto social, político e ambiental, em relação com a tecnologia.
O Laboratório Corpuscoletivo propõe a discussão sobre o lugar do corpo e da performance no contexto social, político e ambiental.

QUAIS SENTIDOS DE LIBERDADE RADICAIS SOMOS CAPAZES DE PROVOCAR?
COMO O CORPO, QUANTO MEDIADOR DE NOSSA EXPERIÊNCIA COM O MUNDO E COM O OUTRO, VIVE ENVOLTO EM VIOLÊNCIAS, CATÁSTROFES, CONTRADIÇÕES?
COMO O CORPO PODE SER FLUXO E AMBIENTE DESSAS DISCUSSÕES, MESMO APÓS A AÇÃO PERFORMÁTICA ATRAVÉS DE SUA DOCUMENTAÇÃO?
Essas e outras questões pautaram o trabalho durante o laboratório e serão o eixo das aulas abertas de performance.

A partir de técnicas de oposição de relaxamento e resistência, auto-cuidado e auto-defesa, Jogos de Augusto Boal, exercícios práticos de ternura radical experimentados junto ao Coletivo La pocha Nostra, exercícios com objeto, exercícios e experimentação com projetores e scanners de mapping corporal para relações e expansão do corpo através da tecnologia, indicação de textos para aprofundamentos teóricos e conceituais a artista facilitará nos encontros o desenvolvimentos dos projetos de cada participante em andamento assim como novos projetos em performance para iniciantes
O Laboratório é aberto a artistas e não artistas, de forma a criarmos um espaço diverso, heterogêneo e de escuta coletiva.